segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Homem Que Enxergava a Morte - Fatos e Fotos

Cenas Do Filme:

Renato Fez duas personagens: Esposa de Zé e este lindo bebê
Uma câmera na mão, uma mochila nas costas e mil ideias na cabeça


Baseado no Livro "Contos de Enganar a Morte" vem aí o curta-metragem: "Homem Que Enxergava a Morte"  Produzidos pelos alunos RINALDO DE LIMA RIBEIRO, WILLIAN PAULO COELHO, RENATO LUIZ VIANA CABRAL, CHRISTOPHER RIBEIRO CURVELO MATOS, WERIKS LIMA DA SILVA, com participação de GIOVANA DE OLIVEIRA BARDASON.  Todos alunos da  E.E.M. Corrégio de Castro e orientados pelo professor DANIEL IGNÁCIO SILVA.
  
caracterização de Rinaldo - "Zé velhinho"


Apesar de amador, o vídeo que conta a interessante história de um pobre  homem chamado "Zé" ( Rinaldo de Lima Ribeiro)  que ao descobrir que sua esposa(Renato Luiz Viana Cabral) estava  grávida resolveu recorrer a um padrinho para ajuda-lo no sustento da criança. É quando surge um macabro pretendente ao cargo de "compadre" do "Zé".
Um suspense apimentado com muito humor, o curta promete arrancar muitas risadas de quem assistir.
Willian faz  "A Morte"
Organização: Produção e Elenco
A data prevista para exibição seria no próximo sábado dia 18 na praça de Triunfo ou, em caso de chuva no Salão paroquial às 21 Horas.

Fotos de Kelvin W. Riguete
O vídeo foi criado com o objetivo de participar do Festival de cinema competitivo Literatura em vídeo e já foi encaminhado ao mesmo. 

Todos na torcida!

Daniel Ignácio Silva

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FEIRA CULTURAL DE TRIUNFO

            Atenção pessoal, infelizmente, por motivos de força maior, tivemos que cancelar nesta semana a primeira Feira Cultural de Triunfo. Mas, realizaremos extraordinariamente no segundo Domingo de Dezembro, dia 12, a partir das 16 h. Gostaríamos de firmar com os nossos amigos e parceiros que estamos certos da vocação da nossa região para eventos de valor ambiental e sócio-cultural, por isso procuraremos intensificar nossos esforços para que a nossa feirinha melhore ainda mais. Contamos muito com a colaboração de vocês, nos dando sugestões, apoio nessa empreitada ou simplesmente conferindo os produtos vendidos na feira ! Esperamos a presença de todos na praça de Triunfo, dia 12. Aquele abraço!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FEIRA CULTURAL DE TRIUNFO

    óleo sobre tela do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi - Imagem meramente ilustrativa
                                 


         Neste primeiro sábado do mês de Dezembro a ASCAT  realizará, na praça do nosso Distrito, a primeira Feira Cultural de Triunfo. O evento passará a fazer parte do calendário mensal de atividades da Associação e reunirá o que de melhor se tem produzido em termos de artesanatos da região. Vale ressaltar que nosso objetivo é trabalhar em prol da participação comunitária, na manutenção de valores sociais afinados com uma ética ambiental responsável, por isso valorizamos os artesãos que desenvolvem seus produtos sob a ótica da preservação da Natureza e dos bens artísticos que já fazem parte da nossa herança sócio-cultural. Os artesãos que futuramente se engajarem nessa empreitada passarão a fazer parte da Associação, tornando-se membros efetivos, com direito a voz e voto nas Assembléias Gerais.

         Convidamos a todas as pessoas que se interessam por produtos artesanais a darem uma passadinha na praça de Triunfo, sábado, dia 04 de Dezembro, a partir das 18 horas, para prestigiar nosso evento, comprar os produtos oferecidos, dando sua opinião e nos ajudando a melhorar ainda mais as futuras Feiras! 

SEJAM BEM-VINDOS!!!

Esculturas representativas das festas populares de Triunfo - Daniel Ignácio
 

Doces caseiros de frutas da região - Edmar Gambetta



                                                                                 

Garças - tela de Daniel Ignácio



 




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vem aí o 3º Passeio Ciclístico-Ecológico de Macabu

No dia 05/12/2010 acontecerá o 3º Passeio Ciclístico-Ecológico de Macabu. Nascido de uma iniciativa muito bacana, já parte para sua 3ª ediação. O evento criado por Maurício Rocha, em  parceria com o Jornal dos Bairros, vem se firmando no calendário cultural, ambiental, esportivo e turístico de nossa região.
 Irmão de uma das  fundadoras da Associação de Moradores e Produtores da Amorosa e entusiasta no que diz respeito aos temas ecologia e cultura, a saudosa Mônica Rocha, Maurício vem seguindo sua trajetória em defesa da Amorosa e de sua divulgação no cenário turístico-ambiental.
 Hoje a frente da Associação da Amorosa, ele engaja-se na luta em prol da natureza e pela tão querida região. Realizando eventos como este, de tão grandiosa importância para o esporte no interior.

                           

       

Incrições na Praça José Bonifácio Tassara nos dias 03 e 04/12/2010
Inscrições pelo site: http://www.cachoeiradaamorosa.com.br/
                              http://www.jornaldosbairrosonline.com.br/
Informações pelos Telefones: (22) 9979-5243 ou (22) 9854-2883
Para inscrever-se o participante deverá levar um kilo de alimento e poderá concorrer a prêmios como bicicletas. 
                                                                                            Participem!!!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ASCAT na FLIM



            A Associação Sócio-Cultural e Ambiental de Triunfo fez sua estréia em eventos de interesse sócio-ambiental participando da FLIM, no dia 13 de novembro, sábado último.Com uma pequena mostra de objetos de arte, especialmente os quadros do artista plástico Daniel Ignácio, doces caseiros e uma demonstração do fabrico de papel reciclado artesanalmente, as duas tendas da ASCAT foram muito visitadas e, como não podiam deixar de ser, muito elogiadas! Fizemos alguns importantes contatos para que possamos estabelecer parcerias em futuros projetos da Associação. No seu ano de fundação, a ASCAT tem como principal objetivo criar uma rede de novos associados que possam dinamizar os projetos já existentes - como a Feira Cultural de Triunfo -  enriquecendo-nos também com novas idéias! 
A todos que quiserem se associar, vale lembrar que a Associação é de interesse público, estritamente sem fins lucrativos e sem qualquer veiculação político-partidária. Os artesãos que quiserem participar da Feira Cultural de Triunfo devem preencher a ficha de inscrição da ASCAT e obter as informações necessárias, além de se comprometer em participar das assembléias gerais - verdadeiramente o principal gestor da Associação. Seja como for, a Associação Sócio-Cultural e Ambiental de Triunfo nasceu já com um grandioso sonho - o desenvolvimento sócio-cultural e ambiental do 2º Distrito de Santa Maria Madalena e adjacências - trazendo uma bagagem importante a se considerar: a experiência de vida de seus sócios fundadores, além de um acervo belíssimo de obras de arte e muita vontade de contribuir para a paz definitiva do planeta!

Mãos à obra!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A magia da leitura – 1ª FLIM – Festa Literária de Madalena

  Falar de Santa Maria Madalena sem citar a grande Dercy parece heresia. E talvez seja – artista maior que a própria história! – mas, façamos nesta pequena crônica uma única referência a sua verve: a estátua gigante a lhe representar, numa das praças da pequenina cidade, dourada e imponente, dá-lhe um ar, assim, como que saída diretamente de um quadro do pintor espanhol surrealista Salvador Dali, num tributo a sua amada esposa Gala! Pareceu-nos um tanto figurativo do que foi Dercy Gonçalves – multifacetada!  Contudo, o tempo passa célere e o futuro está logo aí...     
             Mas, paradoxalmente o futuro em Madalena parece demorar a chegar. Numa breve olhada, logo ao chegar à praça principal, podemos observar uma série de antigos casarões, com suas fachadas multicoloridas e algumas casas de comércio de dar água na boca a qualquer estudante da arquitetura do princípio do século passado. Uma beleza – que dizem, não é mais unanimidade; comprovado por uma ou outra obra de “modernização” de alguns prédios antigos – deve ser preservada sob pena de se perder uma parte importante daquela identidade histórica que paira e encanta a todos que visitam a cidade. 
 Ao eventual leitor, ficará o estranhamento com o uso do advérbio “paradoxalmente”, mas, como citar a vocação da cidade ao turismo tradicional, um tributo a um passado de pujanças imemoriais, olvidando a maravilhosa e especial iniciativa daqueles que demonstraram amar verdadeiramente o seu povo? No último final de semana, pudemos nos deleitar com um evento, que de tão óbvia necessidade e importância do ponto de vista educacional, do tanto que é negligenciado por nossos políticos, infelizmente tem deixado muito jovem a encher as famosas lan houses, na busca de entretenimento – que, não raro de pouquíssima qualidade, mas que ao menos disfarça o tédio e a sede de informação juvenil. Estamos falando da brilhante idéia que se fez presente nesse último final de semana: a 1ª Festa Literária de Madalena, FLIM.
            Sob olhar incrédulo e desconfiado dos mais antigos e a euforia vigorosa dos mais novos, o evento contou com a colaboração imprescindível do poder público, mas, muito mais que isso, extrapolou a mera fomentação esporádica daquilo que se convencionou chamar “política do pão e circo”. O que pudemos ver foi o interessantíssimo engajamento dos jovens, a maioria ali representando suas escolas, na busca daquilo que já deveria ser uma realidade deste nosso “pobre-rico” país: a ligação estreita do povo, especialmente os mais jovens, com a leitura e com todas as formas de arte possíveis à cultura. A festa literária encheu a cidade de leitores ávidos em desfrutar das maravilhas do mundo encantado das letras. Poesias, contos, crônicas, romances, “causos”... tudo na mais perfeita profusão de sorrisos, descobertas e um clima encantador, imprescindível  a qualquer iniciativa desse nível. Ao visitante novato ficou a impressão que ali, naquela pequenina e montanhosa cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, mora um povo faminto de encantamentos e a singela beleza que somente um Mário Quintana, um Drummond, Clarice Lispector, uma Cecília Meireles, Paulo Leminski, uma Cora Coralina, Florbela Espanca, Fernando Pessoa... podem oferecer! A nós, ficou, além das vistas extasiadas com tanta demonstração de amor aos livros, uma séria constatação: muito acima dos milhões de “royalties” mal empregados pelas vizinhas cidades produtoras de petróleo, muito além dos “olhos” da grande mídia, mais interessada nos dramas e misérias da nossa combalida sociedade de consumo, muito mais que shows esporádicos de cantores recém empossados na categoria de celebridades, que muitas vezes servem como parâmetro do sucesso desta ou daquela administração municipal, por uma grande parcela de eleitores, no geral “analfabetos políticos” - como diria Bertold Brecht... muito além disso tudo, o que importa mesmo para que um povo receba, verdadeiramente, a demonstração de amor por parte de sua elite cultural é o desenvolvimento de parcerias desinteressadas  das benesses financeiras e o reconhecimento do poder público  e privado, o oferecimento de um tipo de entretenimento singelo, mas de fundamental importância na construção do processo de crescimento intelectual: levar leitura, cultura e educação aos que mais se vêem apartados delas, o povo das pequeninas cidades do interior. 


Viva Madalena, viva a FLIM!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Feira Cultural de Triunfo na FLIM




Na FLIM - Festa Literária de Santa Maria Madalena, além de várias atrações já conhecidas no artigo voltado a mesma, o turista e morador de Santa Maria Madalena poderá contar com várias atrações extras, uma delas vai ser exposição de trabalhos feitos por artesãos do 2° distrito. Dentre os trabalhos teremos expostos pintura a óleo sobre tela, esculturas, pratos decorativos feitos da reciclagem de jornais e etc.
                                                                                                                                           Confiram!
De 12 a 14 de novembro de 2010, participe da FLIM - Festa Literária de Santa Maria Madalena - RJ. Contação de histórias, apresentações poético-musicais, exposições, feira cultural e oficinas de criação para moradores e visitantes de todas as idades. Um fim de semana inteiro de cultura e diversão grátis.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010


Roteiro completo da FLIM

Sexta-feira — 12 de novembro

20h
(1) Encontro de Caçadores, Pescadores e Outros Mentirosos — Contação de causos
Restaurante Kentinha

21h
(2) Poesia de Bar — O universo de Chico Buarque, dramatização pelo Studio do Ator/ Rod Pereira
Restaurante Massa di Casa

22h
(3) Poesia de Bar — O universo de Chico Buarque, dramatização pelo Studio do Ator/ Rod Pereira
Bar do Álvaro Queiroz

Sábado – 13 de novembro

10h às 13h
(4) Tenda do Terror — Instalação com dramatização de contos de terror pelos alunos do Ciep 273
Apresentações regulares, com duração de 15 minutos cada uma
Praça Frouthé

10h às 15h
(5) Livro de parede/Varal de quadros — Exposição de telas e textos com ilustrações de João Baptista de Freitas
Jardim da Colônia de Férias da Asperj

10h às 18h
(6) Corredores da Literatura — Exposição ao ar livre
Praça Coronel Braz

11h às 12h(7) Conta comigo — Criação coletiva de histórias, com Solange Noronha
Pátio do Colégio Barão de Madalena

13h às 13h30
(8) Era uma vez... — Contação de histórias infantis, com grupo de professores da Escola Geraldo Lima Garcia
Rua Mattos Pitombo

14h às 15h
(9) Criação de poesia em tempo real
Telecentro Comunitário

16h às 16h30
(10) Era uma vez... — Contação de histórias infantis, com grupo de professores da Escola Geraldo Lima Garcia
Rua Mattos Pitombo

6h às 17h
(11) Homenagem ao escritor Fernando Sabino — Dramatização do texto “Encontro Marcado”, pelos alunos do Colégio Barão de Madalena, com adaptação de João Figueira Scarini
Clube Montanhês

17h30 às 18h30
(12) De Mariná a Eurídice — Recital de poesia
Casa de Cultura Prof. Francisco Portugal Neves

19h às 21h (13) Encontro de escritores madalenenses — Roda de conversa e minipalestras apresentadas por Jordan Ponce
Clube Montanhês

Domingo – 14 de novembro

10h às 12h
(14) Madalena Digital — Criação de documentário em DVD sobre artistas locais
Telecentro Comunitário

10h às 15h
(15) Livro de Parede/Varal de Quadros — Exposição de telas e textos com ilustrações de João Baptista de Freitas
Jardim da Colônia de Férias da Asperj

10h às 11h
(16) Arte de contar contos — Oficina pedagógica com Íris Corradi
Atividade restrita a profissionais de educação previamente inscritos
Colégio Barão de Madalena

10h às 18h
(17) Corredores da Literatura — Exposição ao ar livre
Praça Coronel Braz

13h às 14h
(18) Brincando com palavras — Jogos e brincadeiras para crianças e adultos, comandados por Solange Noronha
Colégio Barão de Madalena

E mais...

Tenda Cultural na Praça Frouthé
Feira de produtos locais
Sala de leitura infantil no espaço Era uma Vez..., na Rua Mattos Pitombo
Biblioteca do Colégio Barão de Madalena aberta ao público no sábado, 13/11, de 10h às 17h, e no domingo, 14/11, de 10h às 14h